A Casa do Benfica na cidade da Praia (CBCP) começou a ser desenhada por um grupo de Benfiquistas liderados pelo António Macedo, sócio nº 1 da CBCP, mais conhecido por Príncipe. Este Benfiquista, muito conhecido em Cabo Verde, esteve na linha de frente do projeto juntamente com a Câmara Municipal da Praia (CMP), liderada então pelo atual Primeiro Ministro de Cabo Verde. SE Ulisses Correia e Silva.
A CBCP foi desenhada e construída através de um Parceria Público-Privada (PPP) entre a CMP e a empresa Spencer Construções e apresentado ao Sport Lisboa e Benfica (SLB). Após alguma negociação, o projeto da CBCP foi acordado entre as partes.
Após este processo, essencialmente, foi necessário agrupar os Benfiquistas de Cabo Verde e criar a Associação da Casa do Benfica na cidade da Praia. A primeira reunião teve lugar no dia 02 de Junho de 2015, ainda na euforia de um Bicampeonato que há muito não se festejava. Nessa importante reunião, realizada na Assembleia Nacional de Cabo Verde, foi constituída uma comissão instaladora.